terça-feira, 6 de maio de 2008

CARTA DA TERRA


-HISTÓRIA:


-1992: Durante a Rio-92 houve a proposta de uma Carta da Terra discutida mundialmente por Organizações Não Governamentais e Governos
-Não houve consenso entre os Governos, pois o texto não estava suficientemente maduro
-Em seu lugar adotou-se a Declaração do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento
-Cruz Verde Internacional e Conselho da Terra, apoiadas pelo governo holandês, assumiram o desafio de elaborar uma Carta da Terra
-1995: Encontro de 60 representantes de diversas áreas em Haia, na Holanda. Foi criada a Comissão da Carta da Terra para organizar uma consulta mundial durante 2 anos


-Resultado:

“Princípios de Conservação Ambiental eDesenvolvimento Sustentado:

Resumo e Reconhecimento
-1997: Sob a coordenação de Maurice Strong (ONU) e Mikhail Gorbachev (Cruz Verde Internacional) foi redigido o 1º esboço da Carta da Terra
-1998 a 1999: Amplo debate e discussão em todos continentes e em todos os níveis, de escolas primárias a ministérios). 46 países e mais de 100.000 pessoas envolvidas
-1999: Steven Rockfeller escreveu o 2º esboço
-12 a 14 de março de 2000: a Carta da Terra foi ratificada
-Leonardo Boff é o representante da América Latina na Comissão da Carta da Terra


“A Carta da Terra parte de uma visão integradora e holística. Considera a pobreza, a degradação
ambiental, a injustiça social, os conflitos étnicos, a paz, a democracia, a ética e a crise espiritual como problemas interdependentes que demandam soluções includentes. Ela representa um grito de urgência face as ameaças que pesam, sobre a biosfera e o projeto planetário humano. Significa também um libelo em favor da esperança de um futuro comum da Terra e Humanidade.”
Leonardo Boff
Teólogo e Presidente de Honra do CDDH



DOCUMENTOS DA CARTA DA TERRA:
http://mma.gov.br/agenda21
Clicar no menu “Carta da Terra”


CARTA DA TERRA - Video

Há coisas que dependem de TODOS nós...

Sem comentários: